PUBLICIDADE PADRÃO

Dicas para Aproveitar Totalmente os Simulados do ENEM

Eis que o Exame Nacional do Ensino Médio está cada vez mais perto! E você meu amigo, está preparado?

Pois então, aqui no site nós escrevemos dezenas de matérias com cursos preparatórios para o ENEM, sites de simulados para o ENEM, questões do ENEM respondidas e muito mais. Escrevemos muitas matérias mesmo sobre assuntos ligados ao ENEM. Tudo isso para ajudar você a estar preparado para essa prova tão importante.

Hoje queria deixar algumas dicas para você aproveitar totalmente os simulados do ENEM que já indicamos aqui no site.
Dicas para Aproveitar Totalmente os Simulados do ENEM
Dicas para Aproveitar Totalmente os Simulados do ENEM

Acredito que não seja preciso dizer que antes de sair por aí feito louco fazendo infinitos simulados para o ENEM, é bom que você já tenha estudado bastante para estar realmente preparado para responder as questões típicas do ENEM.


Partindo do pensamento que você já estudou bastante para o ENEM e quer apenas testar seus conhecimentos, vamos deixar algumas dicas para você tirar o máximo proveito dos simulados para o ENEM disponíveis.

Aproveito para indicar alguns destes simulados para o ENEM disponíveis gratuitamente abaixo:




Dicas para Aproveitar Totalmente os Simulados do ENEM

Simule as condições e o ambiente da prova:

É preciso que você faça aos simulados para o ENEM como se realmente estivesse fazendo a prova. Nada de tentar responder as questões em frente a TV, ouvindo música, navegando pela internet, em redes sociais, conversando. Nada disso.

Escolha um local tranquilo, deixe sobre a mesa apenas o material necessário para o simulado. Lembre-se de também deixar uma fruta, barrinha de cereal ou chocolate para a hora da fome. Nada de fazer pausas para lanches ou refeições. Lembre-se que no dia do exame você não poderá parar para almoçar nem ir até a lanchonete da esquina.



Não chute respostas:

Não é uma boa estratégia contar com a ajuda da sorte na hora dos simulados. Se não souber alguma questão, ou tiver dúvidas, deixe sem responder. Assim, você poderá saber quais pontos ainda não tem domínio e estudar.

Se você chutar, responder com base na sorte, pode acertar uma questão e nem mesmo se lembrar do que respondeu. Assim, no dia da prova você pode não ter essa mesma sorte.

Cronometre o Tempo:

Sim. Conte cada segundo do seu simulado. Estabeleça um tempo para resolução das questões e respeite esse tempo. Recomenda-se que gaste apenas três minutos por questão. Esse é em média o tempo que você terá disponível no dia do ENEM.

Não se esqueça de que você também precisará de um tempo para preencher o gabarito. E este já é um bom treino para pressão da escassez de tempo no dia do Exame.

Use os Resultados dos Simulados para definir o que precisa estudar:

Após terminar seu simulado, pegue aquelas questões na qual você não foi bem e inclua as suas matérias em seu cronograma de estudos. Analise em quais questões você não foi capaz de responder, em quais teve dúvidas e aproveite enquanto ainda tem tempo para estudar estes pontos.

Lembre-se de destacar quais matérias você já tem domínio e que podem ter menos importância na sua rotina de estudos.


Refaça os simulados após estudar:

Sempre que concluir algum simulado, analisar os pontos em que você ainda precisa dedicar atenção e estudar. Procure algum curso, ou se estiver estudando por conta própria, revise as matérias e refaça os simulados para saber se realmente fixou o que precisava.

Aqui no site mesmo nós já falamos sobre vários cursos preparatórios para o ENEM que você pode fazer gratuitamente e online. Temos indicações de cursos de todas as matérias.

Veja outras matérias relacionadas ao ENEM abaixo:
Próxima em Breve
Anterior
Next Post »