PUBLICIDADE PADRÃO

Como Fazer um Bom Plano de Estudos

A justificativa usada pela maioria das pessoas para não estudar é a falta de tempo. Em partes isso até pode ser verdade, porém, quem quer passar em um concurso, pretende se qualificar ou por satisfação pessoal quer estudar mais é preciso um mínimo de esforço.

Para resolver o problema da falta de tempo existem algumas formas bem eficientes de otimização de tempo. Entre elas, um curso de administração de tempo, mas, hoje irei falar sobre como fazer um bom Plano de Estudos para poder conseguir tempo para estudar e até ter uma vida mais organizada.

Clique na imagem ou no link abaixo e veja a matéria completa sobre: Como Fazer um Bom Plano de Estudos:
Como Fazer um Bom Plano de Estudos
Como Fazer um Bom Plano de Estudos



O que é um Plano de Estudos?

Como o próprio nome sugere, um plano de estudos é um planejamento prévio de uma rotina para estudar a fim de atingir sucesso em seus objetivos de estudo. Podemos resumir como um planejamento onde você terá de forma clara quando e o que estudar!

Como Fazer um Bom Plano de Estudos?

Bom, o primeiro passo para conseguir fazer um Bom Plano de Estudos é levantar sua rotina do dia a dia e identificar onde é possível conseguir tempo livre para estudar. Minha recomendação é criar uma planilha no Excel ou qualquer outro programa do tipo com uma coluna para cada dia da semana e colunas com o dia separado em horas. Abaixo tem uma imagem para tentar ilustrar o que falo. Se quiser, você tem a opção de baixar planilha de Plano de Estudos grátis clicando aqui. Informo que está planilha é bem básica e para quem não tem muita noção de Excel.

Na planilha que uso e que disponibilizei para download fiz a separação por horas, mas, você pode utilizar períodos de meia hora, ou como achar melhor.

Com a planilha em mãos, ou no PC, lance sua rotina: trabalho, aula, hora de dormir. Identifique também o tempo que gasta na locomoção entre estes lugares. Lembre-se de ser honesto e de identificar os horários de maneira precisa. Só assim terá uma boa base para seu plano de estudos. É importante detalhar bem todos os períodos do seu dia. Após a identificação, veja quais horários tem livre. São nos horários livre que deverá distribuir seu plano de estudos.

Veja uma base de como pode ser feito sua planilha de Plano de Estudos:

Modelo de Planilha para Plano de Estudos Grátis
Modelo de Planilha para Plano de Estudos Grátis
Sabendo sua rotina e tendo-a formalizada em uma planilha você deve levantar as matérias que precisa estudar e elencar quanto tempo é necessário para estudar cada matéria com qualidade e eficiência. Após ter descrito os horários de trabalho, sono e afins, você deve apontar nos horários vagos as matérias que precisa estudar.

Com essa organização simples você já terá bastante tempo livre para se dedicar aos seus estudos. Também é válido aliar a outras dicas de estudos como ter um ambiente silencioso, desligar redes sociais e celular, entre outras.

Espero que tenha lhe ajudado!

Esta matéria esta na categoria: "Estudos" e "Dicas".

Você acabou de ler:

Como Fazer um Bom Plano de Estudos

Próximo
« Próximo Post
Anterior
Next Post »